quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Faleceu a D. ANA, cozinheira durante dezenas de anos no Seminário SVD de Fátima

                                       
Adeus, D. ANA!

A Ana foi sempre uma das minhas referências do tempo que passei em Fátima.
Uma referência fundamental, como não podia deixar de ser, pois era ela quem nos preparava a comida. Mas não se limitava a isso. Era também uma mulher afável, comunicadora e, nas funções que desempenhava, também uma mãe que alimenta carinhosamente os filhos. E eram muitos.
Quando entrei em Fátima, em 1957, já ela ali se encontrava. E nestes últimos dez a doze anos, quando ali me deslocava para os Encontros Anuais da AAVD, apesar de reformada, continuava a encontrá-la no seu posto de trabalho, na cozinha do Seminário, onde permaneceu por muitas dezenas de anos. Em Maio deste último ano, no último Encontro da AAVD, voltei a procurá-la na cozinha, mas já não tive a sorte de a encontrar. 

 Missão cumprida
Acabo de saber que nos deixou definitivamente. Cumpriu a sua missão, partiu para a eternidade. Enfrenta agora o mais profundo do mistério da vida. Diz-nos a crença cristã que a vida não acaba, apenas se transforma. Não tenho dúvidas de que a Ana, como disse S. Paulo referindo-se a si próprio, combateu o bom combate; terminou a sua carreira, guardou a fé. Certamente que para ela estará guardada também a coroa de justiça que o "justo juiz" reserva para todos aqueles que tiverem esperado com amor o dia da sua aparição. 

 A despedida
Não tenho dúvidas de que a Ana deixa gratas memórias e saudades às muitas centenas de alunos que passaram pela casa de Fátima e com ela conviveram nos anos verdes da sua formação, apesar de, na sua maior parte, acabarem por seguir rumos de vida diferentes daquele para o qual estavam a ser preparados.
Não poderei estar amanhã em Fátima para a despedida. Mas deixo-lhe aqui o testemunho da minha admiração, homenagem e agradecimento pela forma carinhosa e preocupada como cuidou de todos nós, a partir do seu posto de comando na cozinha.
Já os antigos diziam: "bona culina, bona disciplina". E não tenho dúvidas que a acção da Ana a partir da cozinha terá contribuído enormemente para para a boa disciplina no Seminário e para o sucesso escolar dos jovens estudantes que por ali passaram.

Na galeria de memórias
Adeus, Ana. Partes, mas de certo modo ficas connosco. E quando, em Maio do próximo ano de 2015, voltarmos a Fátima para o próximo encontro da AAVD e eu passear pela mata-jardim do seminário, como costumo fazer religiosamente todos os anos nesse encontro, espero ver, no início do Caminho da Via Sacra, uma placa com o teu nome na galeria de memórias dos que já partiram.
Até à eternidade, Ana. Descansa em paz, pois deste alegria e vida a muita gente e ajudaste a formar muitos missionários. Vamos todos sentir a tua falta.
AC


PS: Segundo informação da SVD, a D. Ana faleceu hoje, dia de São Francisco Xavier, padroeiro das Missões. O velório será na Capela do Seminário do Verbo Divino em Fátima e o funeral amanhã, dia 4, às 15 horas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela sua ultima messagem em memoria da minha tia Ana que mos faz muita falta. Estamos muito tristes de ela nos ter deixado.
Comprimentos para o Senhor que faz esta messagem.

Prazeres (sobrinha da D. Ana)